Stories? Em testes iniciais no Brasil, Twitter anuncia o 'Fleets', ferramenta similar a do Instagram e Snapchat

Demorou, mas chegou! O Twitter Brasil anunciou a nova funcionalidade da rede social; os Fleets (ou stories né).


A função, no momento, se encontra em testes apenas no Brasil, segundo a equipe "Uma vez que o Brasil é um dos países em que as pessoas mais conversam no Twitter, com muitos de vocês apaixonados por falar e seguir outros brasileiros na plataforma, estamos animados em testar a nova funcionalidade aqui."

Os Fleets funcionam da mesma maneira como já conhecemos nas redes sociais do Facebook. Postagens de fotos ou textos que desaparecem após 24 horas. 

Fleets são para você compartilhar suas ideias e opiniões momentâneas. Essas postagens desaparecem depois de 24 horas e não têm Retweets, curtidas ou comentários públicos. Em uma pesquisa inicial, as pessoas nos disseram que, uma vez que os Fleets somem, elas ficam mais à vontade para compartilhar pensamentos corriqueiros e cotidianos. Esperamos que aquelas pessoas que não costumam ficar confortáveis em Tweetar usem Fleets para falar das reflexões que vêm à sua cabeça.

Como ativar e usar os Fleets?


Primeiro, a opção está chegando gradualmente a usuários do Brasil do sistema Android e iPhone (iOS), não necessita de atualização. Se ainda não chegou, só resta aguardar.


  • Na tela inicial, clique no círculo azul com um '+' em volta da sua foto de perfil. No momento as opções são foto, texto, gif e câmera. Podendo ser escrito por cima de imagens. 
  • Os Fleets não recebem interação por likes ou retweets. Somente respostas e reações via mensagem direta.
  • Não é possível ainda responder um Fleet com foto, ou gif. 


Por se tratar de um experimento, possivelmente teremos muitas alterações até que chegue na versão final. Por exemplo, as funções são bem limitadas se comparadas aos seus principais concorrentes.


Os Fleets chegaram para aproximar ainda mais o novo público da rede social. Como o microblog é conhecido principalmente pela facilidade de expor pensamentos, opiniões, e realtime essa opção é muito bem vinda.

O design agrada bastante os olhos. E a facilidade de expor um pensamento deve ser o principal atrativo da nova função.


Os usuários podem relatar sua experiência e sugerir alterações por meio da hashtag #FleetsFeedback

Postar um comentário

0 Comentários